BeTão da Construção: a saga do banheiro
E aí, pessoal! Eu sou o Beto, o BeTão da Construção. Vim aqui contar pra vocês como foi que eu reformei o banheiro lá de casa e deixei a patroa feliz da vida. Foi uma aventura e tanto, mas valeu a pena. Vou te contar tudo, desde o começo.
Escolhendo os materiais
Tudo começou quando eu resolvi levar a patroa junto na BT. Eu tinha prometido pra ela que ia arrumar o banheiro, que tava uma tristeza só. O piso tava solto, o revestimento tava quebrado, a pia tava vazando, o vaso tava entupido, o chuveiro tava fraco… Enfim, tava tudo ruim.
Eu sou um cara simples, que só queria fazer uma reforma simples. Mas aí eu cheguei na BT e levei um susto! A loja tava cheia de novidades, de materiais de construção de tudo quanto é tipo. Aí a patroa viu aquilo e ficou doida. Ela quis trocar tudo no banheiro, desde o piso até a lixeira.
Confesso que fiquei meio assustado com a lista de compras, mas logo me animei quando vi os preços e a qualidade dos produtos. Achei tudo o que eu precisava na BT, sem precisar ir em outro lugar. E ainda contei com a ajuda dos vendedores, que me deram umas dicas bem legais.
Escolhemos um piso cerâmico antiderrapante, que é bom pra não escorregar na hora do banho. O revestimento escolhido foi um branco com uns detalhes em azul, pra combinar com o piso e deixar o banheiro mais bonito. A patroa escolheu uma pia com cuba de apoio, que é mais moderna e fácil de limpar. Eu escolhi um vaso sanitário com caixa acoplada, que é mais econômico e silencioso (mas a patroa que escolheu a cor). Pegamos um chuveiro elétrico com ducha higiênica, que é mais potente e confortável. E a patroa ainda escolheu um kit de acessórios com saboneteira, porta-toalha, porta papel higiênico, porta xampú e lixeira, que é mais prático e organizado.
Eu também comprei cimento cola AC-II, rejunte, impermeabilizante, tinta antimofo da Coral, fita crepe, rolo de pintura, espátula, desempenadeira, nível, régua, martelo, talhadeira, furadeira, serra tico-tico, torneira, sifão, fita veda rosca, válvula de descarga e conexões hidráulicas. Ufa! Acho que não esqueci de nada.
Preparando o ambiente
O segundo passo foi preparar o ambiente pra receber os novos materiais. Eu tive que tirar o piso e o revestimento antigos, que tavam uma porcaria. Pra isso usei um martelo e uma talhadeira. Foi um trabalho duro, mas consegui.
Também tive que tirar a pia, o vaso e o chuveiro antigos. Foi um pouco complicado soltar as peças, mas eu dei conta.
Depois de tirar tudo o que não prestava mais, eu tive que limpar bem o local e deixar tudo no nível (as paredes e o chão). Pra isso ajeitei as partes quebradas e usei um nível e uma régua pra ver se tava tudo certinho.
Colocando os novos materiais
O terceiro passo foi colocar os novos materiais no banheiro. Eu comecei pelo piso cerâmico antiderrapante. Usei uma desempenadeira dentada pra espalhar argamassa no chão e colocar as peças. Depois usei espaçadores pra deixar um espaço certinho entre elas pra passar o rejunte depois.
Daí eu coloquei o revestimento branco com detalhes em azul nas paredes. Eu usei o mesmo jeito do piso que, aliás, tive que cortar algumas peças pra encaixar nos cantos e ao redor das aberturas. A propósito, usei uma serra mármore pra fazer os cortes.
Depois de colocar o piso e o revestimento, esperei um dia pra secar bem o cimento cola. Aí eu passei o rejunte com uma espátula de borracha, preenchendo os espaços entre as peças. Coloquei um rejunte branco pro piso e um rejunte azul pro revestimento, combinando com os detalhes.
Depois de passar o rejunte, esperei mais um dia pra secar bem. Por fim, limpei o que sobrou com uma esponja molhada e passei um pano seco pra dar brilho.
Instalando as peças
O quarto passo foi instalar as peças no banheiro. Eu comecei pela pia com cuba de apoio. Com uma furadeira fiz os furos na parede e prendi a bancada com buchas e parafusos. Com uma serra copo fiz o furo na bancada e encaixei a cuba. Usei uma cola especial pra colar a cuba na bancada.
Depois eu instalei a torneira, o sifão e a válvula de escoamento na pia. Usei uma chave de boca pra apertar as conexões hidráulicas e depois liguei a torneira na água fria e testei se tava funcionando.
Depois da pia, eu instalei o vaso sanitário com caixa acoplada. Usei uma furadeira pra fazer os furos no chão e prender o vaso com buchas e parafusos. Eu também liguei a caixa na água e montei a válvula de descarga. Usei uma fita veda rosca pra evitar vazamentos nas conexões hidráulicas. Daí testei se tava funcionando e… Tudo certo!
Por último, instalei o chuveiro elétrico com ducha higiênica. Eu só precisei montar o chuveiro, aplicar a fita veda rosca, depois girar ele no cano até fixar. Daí testei a água fria pra encher ele e garantir que não iria queimar quando eu ligasse na luz… Com o disjuntor na posição desligado eu liguei o chuveiro na eletricidade usando um alicate pra desencapar os fios e uma fita isolante pra fazer as emendas.
Liguei o disjuntor pra testar… Tudo funcionando!
Finalizando a reforma
O quinto e último passo foi finalizar a reforma do banheiro. Pra isso eu pintei o teto (que não recebeu revestimento) com tinta branca antimofo da Coral. Claro que antes eu usei fita crepe pra proteger as bordas do revestimento. Com um rolo de pintura pra passar a tinta eu fui renovando o visual, daí esperei secar bem e passei outra mão pra ficar bem sólido.
Coloquei o kit de acessórios com saboneteira, porta-toalha e lixeira no banheiro. Com uma furadeira fiz os furos na parede e prendi as peças com buchas e parafusos.
Por fim, eu limpei todo o banheiro, tirando a poeira, a sujeira e os restos da reforma. Só precisei de um aspirador de pó, um balde, um pano, uma vassoura e um rodo.
O resultado final
Depois de muito trabalho, eu consegui terminar a reforma do banheiro antes do prazo que eu tinha prometido pra patroa. Fiquei muito orgulhoso do resultado e fiz uma surpresa pra ela. Ela adorou o novo banheiro e me encheu de beijos.
Claro que eu fiquei feliz por ter realizado o sonho da patroa e por ter economizado dinheiro comprando na BT. Eu também fiquei contente por ter aprendido novas técnicas e dicas de construção. Agora me sinto mais confiante pra fazer outras reformas na casa.
Com cereteza vou continuar comprando na BT porque lá eu sempre acho tudo o que eu preciso. A BT é a melhor loja de ferragem e materiais de construção de Viamão.
Gostou da minha história? Quer fazer como eu e reformar o seu banheiro? Então corre pra BT Ferragem e Materiais de Construção e aproveita as ofertas incríveis que eles têm pra você. Lá você encontra tudo o que precisa pra fazer o seu projeto com qualidade, economia e praticidade. Não perde tempo e vai lá conferir. Tô te esperando!
Até a próxima!
Já fez seu orçamento?
A BT tem de tudo para sua casa.
Para encontrar tudo o que você precisa: Vem na BT que tem!
BT | Madeireira e Ferragem
Entre em contato: 51 3054.1070 | 99904.7821 (Whats)